domingo, 6 de junho de 2010

A prática do Fair Play


O fair play esta claramente vinculado a ética no meio esportivo. Suas inter-relações com o comportamento considerado exemplar por ser um ser humano dentro e fora da prática competitiva, se torna cada vez mais incisivas. Isso acontece porque o esporte é um fenômeno que visa equilibra a razão, a emoção e a espiritualidade do homem através do fair play. Logo busca promover uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento éticos de seus envolvidos. (Portela,1999).


Observando o fair play sob uma ótica comportamental, vemos que toda a herança de comportamento humano se encontra na capacidade intelectual (estrelada a análise racionais e informativas) e no sistema motivacional (atrelada à experiência conciente e preferências pessoais) ( Pugh, 1980) onde a emoção interfere na racionalidade analítica. Em meio essa divisão, se a ética no meio esportivo se enquadra unida na parte intelectual ou a motivacional, é a pergunta que ficaria no ar.



Exemplo de Fair Play

Imagina só a situação, um jogador do Ajax, tinha levado uma falta um pouco mais dura e estava no chão sentindo dores. Então, o time educadamente põe a bola para fora do campo, para que o jogador pudesse ser atendido. Até aí, nenhuma novidade... Só que então, o jogador do Ajax ao tentar devolver a bola ao time adversário ( o time é da Holanda, mas não seguiu o exemplo de sua seleção que nunca devolvia a bola a Portugal na Copa do Mundo de 2006), acabou fazendo um gol de placa, sem querer! Todos, inclusive o jogador que fez o golaço, ficaram num estado mórbido, paralisados, porém o Juiz fez oque tinha que ser feito e validou o gol...

Foi então que o incrível aconteceu, o time todo do Ajax ficou imóvel permitindo que o time de amarelo fizesse o gol, para compensar oque tinha feito sem querer. Essa foi a atitude mais exemplar que eu ja vi dentro do futebol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário