Na Itália, floresce o florete. Em 1660, Alexandre Sinesio publica regras de esgrima. Impõe o uso de luvas e máscara (com olhos descobertos) e a divide em espada, sabre e florete. Aparecem escolas e os equipamentos evoluem até a máscara protetora de olhos, no século 18. Em Atenas-1896, os esgrimistas estão nos Jogos mulheres só em Paris-24. O esporte figura no restrito rol dos disputados em todas as Olimpíadas.
No Brasil, esgrima-se desde 1907, quando militares franceses fundam uma sala de armas em São Paulo. Mas o nosso melhor resultado é uma medalha de ouro no Pan de Winnipeg-67, com Arthur Cramer, hoje árbitro olímpico.
A Prática da esgrima evoluiu muito tanto em relação a vestimentas, quanto na sua técnica e método de ensino, saindo então do simples "saber fazer"e damos um passo pra frente e sempre visando os benefícios da luta tanto na parte estética quanto no intelecto.
São utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre.
O Florete: é uma arma muito comum usadas pelo esgrimistas. É recomendado que os principiantes utilizem o Florete por ser leve e ter uma lâmina ser flexível.
O Esgrimista marca ponto quando atinge o tronco do adversário com o Florete.
A Espada: é recomendada para os que possuem pouca agilidade e os mais altos. Sua lâmina é a mais dura das três. No caso da Espada, se pontua em qualquer parte do corpo.
O Sabre: É a que possue mais flexibilidade das três. O sabre é praticado pelos esgrimistas mais experientes, pois exige muita agilidade e precisão. Com o Sabre só pontua quando é atingido na linha da cintura.
Esgrima nos Jogos Olímpicos
No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas.
A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.
Antigamente os Esgrimistas usavam roupas brancas alem de molhar a ponta da espada na tinta, para que fosse possível identificar o ponto.
Quando não existiam sensores eletrônicos para marcar os golpes e os pontos, o esgrimista gritava touché! (toquei!) para dizer que tinham acertado o adversário.
- Uma luta individual interativa com seu adversário
- Agilidade, Reflexo, tempo de Reação
- Flexibilidade, técnica, postura
Integração na sociedade
- Auto estima e cordenação motora e raciocínio
- Auto rendimento e realização pessoal.
- Conciência corporal
Embora antigamente a prática dos esportes e lutas serem voltadas com o objetivo de treinamento pra guerra, se analizarmos a prática das lutas hoje em dia, as regras e estratégias continuam as mesmas, mas com objetivos diferentes.
ResponderExcluirPelo fato de ser usado como defesa e ataque com o inimigo na guerra, seria possível aplicarmos a esgrima na escola?
Basta enterdermos a prática e fundamentos que conseguimos aplica-las no nosso dia dia na Pedagogia. Pois a Esgrima não esta voltado somente para luta e sim para o desenvolvimento do homem tanto na parte estética, força física, postura, como no raciocínio rápido, reflexo, tempo de reação, desenvolvimento de técnicas, flexibilidade, abilidades psico-motoras, enfim, são janelas que se abrem para a busca de novos conhecimentos culturais.